Skip to main content

3 sinais de que você está num relacionamento egoísta e desequilibrado

Quando um relacionamento torna-se desequilibrado, quando apenas um dos cônjuges assume o controle dos aspectos mentais e emocionais, está na hora de fazer alguma coisa.

Não há nada mais efetivo para detonar um relacionamento que um comportamento egoísta. Todo mundo pode ser um pouco egoísta em algum momento, quando deseja muito alguma coisa.

No entanto, se esse fato é recorrente na relação do casal, está na hora de tomar uma decisão.

Precisa haver uma quantidade igual de esforço de ambos os lados para assegurar a harmonia em nossas relações de amor.

Eventualmente, podemos nos perguntar: “O que controla esse relacionamento? O amor próprio e a segurança ou apenas o egoísmo puro?”.

Aqui estão 4 sinais de que você pode estar em um relacionamento desequilibrado e egoísta:

1. Seu parceiro é constantemente irritante e desacredita em você

Uma coisa é quando uma pessoa ajuda você a ir para a frente, para atingir seus objetivos, e outra quando alguém faz você se sentir um inútil ao depreciar seus sonhos.

Quem é egoísta raramente considera as necessidades dos outros, porque está ocupado considerando suas próprias. Se você acha que há um desequilíbrio entre o que você doa na sua relação e aquilo que recebe, isso é sinal de um relacionamento desequilibrado e egoísta.

“Quando uma pessoa se concentra nela mesma, o mundo dela se contrai, à medida que os seus problemas e preocupações aumentam. Mas quando ela se concentra nos outros, o seu mundo se expande. Os problemas são enviados à periferia da mente e parecem menores; assim, aumentam a capacidade de conexão “, afirma o psicólogo Daniel Goleman.

É claro que um relacionamento unilateral não pode prosperar.

2. Seu parceiro coloca suas próprias necessidades muito acima das de qualquer outra pessoa

A pessoa egoísta não leva em consideração as necessidades dos outros, nem a de seus entes queridos. Ela sempre consegue o que quer e espera ser a primeira da fila em qualquer circunstância.

No entanto, amor próprio e egoísmo são duas coisas diferentes. Amor próprio é quando a pessoa sabe que merece respeito e igualdade de tratamento na relação. Se você não defender aquilo que acredita, não será o seu parceiro a fazê-lo.

Comportamento egoísta é absolutamente tóxico e emocionalmente desgastante. Com o tempo, o respeito desaparece da relação.

3. Você nunca ouve uma desculpa do seu parceiro

Quando uma pessoa não consegue pedir desculpas pelas coisas ofensivas ou dolorosas que faz, ela pode sofrer de um transtorno de personalidade narcisista.

Valores morais que são normais para qualquer outra pessoa não existem no mundo do narcisista, porque não se arrepende de nada nunca. O narcisista acredita que o mundo gira ao redor do seu umbigo e e nenhuma pessoa é importante para fazê-lo reconhecer que errou.

Se você reconhecer estes 3 sinais de um relacionamento desequilibrado e egoísta em sua vida, é hora de fazer um balanço de sua relação.

Lembre-se que existem 7 bilhões de pessoas neste planeta… certamente, há alguém que irá respeitá-lo e amá-lo da maneira que você merece. Nunca se acostume às coisas que fazem mal para você.